quinta-feira, 26 de março de 2020

Relembrando conceitos de Paisagem, Lugar e Território/Iniciando os estudos sobre Orientação e Localização no Espaço Geográfico- 6º ANO

A necessidade de se orientar no espaço geográfico sempre foi um desafio para a humanidade.Para se localizar , os seres humanos observavam inicialmente aspectos da natureza que se destacassem dos demais, como montanhas , rios...Com isso estabeleciam pontos de referência.Além desses aspectos naturais da superfície terrestre, os astros também serviram como referência de orientação.Observar os astros como o Sol, lua, estrelas também era uma forma de se localizar e se orientar.Constatou-se com o passar dos tempos que o lado onde os astros (Sol, Lua..)aparecem todos os dias denominou-se leste e onde eles se põem denominou-se oeste.Na verdade esse é o movimento aparente do Sol que ocorre devido o movimento de rotação da Terra.
Segue algumas sugestões de leitura e atividades. Lembrando que não há necessidade de imprimir, podes registrar manualmente as propostas em seu caderno da disciplina.

Olha que ideia legal para você aprender a se localizar no espaço geográfico?! ( Somente sugestão)
Entre no link e se tiver como fazer em casa, se sinta a vontade.



Relembrando!


Veja como se orientar no Espaço Geográfico!


Resumão
Outras formas de se localizar e orientar no Espaço Geográfico.


Hora de você colocar em prática o que aprendeu!

LATITUDES E LONGITUDES

Entenda o que são as latitudes e longitudes e o papel que elas possuem na localização dos diferentes lugares da Terra.
Independentemente da maneira como os países e regiões elaboram a forma e os nomes de seus endereços, existe uma padronização mundial para a localização de qualquer local na superfície terrestre: as coordenadas geográficas. Elas, por sua vez, são compostas por um sistema que reúne as latitudes e as longitudes.
Assim, qualquer ponto localizado na área superficial da Terra encontra-se posicionado em uma latitude e em uma longitude específicas.
latitude é sempre a distância, em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador. Essa linha imaginária é importante porque se encontra em exata distância entre os dois polos do nosso planeta. Dessa forma, tudo o que se encontra ao norte da Linha do Equador possui latitudes positivas, e tudo o que se encontra ao sul possui latitudes negativas.
A medição das latitudes varia de 0º a 90º para o norte e de 0º a -90º ao sul.
longitude, por sua vez, é a distância, em graus, de qualquer ponto da Terra em relação ao Meridiano de Greenwich, que divide o planeta nos hemisférios Leste e Oeste. Assim, tudo o que se encontra a leste de Greenwich possui longitudes positivas, e tudo o que se encontra a oeste possui longitudes negativas.
A medição das longitudes varia de 0º a 180º para o leste e de 0º a -180º a oeste.
Ilustração didática das latitudes e longitudes
Ilustração didática das latitudes e longitudes
Vale lembrar que os Paralelos e Meridianos são diferentes das latitudes e longitudes, pois, enquanto elas constituem a medida em graus, eles são as próprias linhas imaginárias da Terra em si. Alguns paralelos da Terra muito conhecidos possuem localizações latitudinais específicas, o que é o caso do Trópico de Capricórnio, que possui uma latitude de 23,37º Sul.
As coordenadas geográficas, portanto, nada mais são do que uma combinação entre as latitudes e as longitudes da Terra, permitindo a formação de uma rede capaz de localizar todas as áreas. Esse sistema é muito importante e utilizado por organizações militares, empresas aéreas, navegantes, viajantes e muitas outras pessoas.


Por Me. Rodolfo Alves Pena


Nenhum comentário:

Postar um comentário