Não é necessário copiar os textos, apenas para leitura. Responder as atividades propostas no caderno da disciplina. Para o alunos já ir se iterando do novo conteúdo... Lembrando que este será retomado nas aulas presenciais quando retornarmos as aulas.
Quais problemas ambientais que são observados de forma recorrente, sobretudo nos países da América Latina, que são de seu conhecimento?
Quais problemas ambientais que são observados de forma recorrente, sobretudo nos países da América Latina, que são de seu conhecimento?
O processo de globalização facilita, frequentemente, a disseminação da informação, a sociedade latino americana, de forma geral, ainda não inseriu suficientemente métodos de preservação ambiental em seu cotidiano. E o por mais que haja um aumento no número de pessoas que buscam se conscientizar quanto aos impactos negativos inerentes à degradação do meio ambiente, muito ainda deve ser feito.
A América Latina é palco de inúmeros impactos ambientais diariamente, seja no campo ou na cidade.
Agora pense e responda:
- Vocês já observaram algum rio, córrego ou riacho que estivesse poluído devido à destinação inadequada de rejeitos em seus cursos d’água?
- Já observaram pessoas ateando fogo em vegetação? O que acha da prática das queimadas?
- Vocês sabiam que o despejo irregular de resíduos a céu aberto ocasiona não só a contaminação do solo, mas também traz a proliferação de doenças, dentre outras coisas?
- O que você acha da prática do desmatamento, cada vez mais acentuada no Brasil?
Observe as imagens:
A primeira foto foi tirada em Tegucigalpa, capital de Honduras, no ano de 1999. Esta imagem mostra que o despejo de esgoto doméstico se encontra presente mesmo na realidade da capital do país. Assim como em outros países da América Latina, parte da população vive às margens de um rio (população ribeirinha) e conta com uma ínfima infraestrutura.
A segunda foto mostra um incêndio que ocorreu em Santiago do Chile. Os incêndios podem ocorrer por ação antrópica ou pelas altas temperaturas e baixa umidade do ar de uma região. Neste caso, a causa do incêndio não foi conhecida, entretanto, mesmo as elevadas temperaturas de uma área podem ser consequência da forma como a sociedade ocupa e transforma, principalmente, áreas vizinhas ao local em questão, modificando a dinâmica do tempo e, a longo prazo, do clima de determinada região.
A terceira foto foi tirada na cidade de Porto Príncipe, no Haiti, no ano de 2010. Assim como ocorre em outros países da América Latina, a população descarta o lixo em locais impróprios e, não obstante, ateia fogo no mesmo. Esta é uma prática comum em diversas regiões do continente e poderia ser evitada mediante a prática de educação e conscientização ambiental da população. O descarte irregular de lixo ocasiona a infiltração de chorume no solo e, consequentemente, gera a poluição de lençóis freáticos e rios existentes em áreas próximas.
A quarta foto foi tirada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) no ano de 2013, durante a realização da “Operação Onda Verde”. O objetivo era conter o desmatamento ilegal que ocorre na região do Mato Grosso, Pará, Amazonas e Rondônia. Tanto esses como outros problemas ambientais são comumente observados nos países que compõem a América Latina.
A conscientização ambiental da sociedade é muito pequena diante de tamanha vulnerabilidade do planeta.Pense e responda em seu caderno:
- Em seu bairro, sua casa, vocês costumam separar o lixo produzido de acordo com o material componente?
- Já passaram por rios poluídos com rejeitos residenciais, químicos ou de outra natureza?
- Já observaram fumaças de indústrias ou de queimadas que são despejadas diariamente no ar?
- Faça um levantamento de pelo menos 4 problemas ambientais existentes no continente.
- Apresente possíveis soluções para esses problemas.
Agora reflita:
Sugiro que reflitam sobre novos hábitos que podem adotar em seu dia-a-dia, no intuito de reduzir os impactos negativos absorvidos tanto pela geodiversidade quanto pela biodiversidade existentes ao redor do mundo, enfatizando que uma ação local pode influenciar outras regiões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário